O Evento



Conforme apontam as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais, a escola é um dos lugares primordiais para discutir e repensar a questão racial. No entanto, observam-se as limitações ainda existentes frente à concretude de um modelo de educação que visa à superação do racismo no cotidiano escolar.
Frente a esse desafio, a Universidade, enquanto espaço de formação, desempenha importante papel na transformação dessa realidade. Desta forma, a V Semana da Consciência Negra, com o tema Educação e etnicidade afro-brasileira no Território Velho Chico proporciona a continuidade do trabalho que visa combater práticas discriminatórias que ainda se fazem presentes no cotidiano das populações negras do Território Velho Chico e, sobretudo, fortalecer as lutas em prol do reconhecimento e valorização de suas histórias e culturas e a inserção dessas discussões no contexto escolar.
Esta proposta visa, sobretudo, fortalecer a troca de saberes e experiências entre comunidades acadêmica e escolar, comunidades negras e a sociedade lapense em geral. Trata-se de evento que interessa a todos que buscam educar-se enquanto cidadãos atuantes no seio de uma sociedade multicultural e pluriétnica, capazes de desenvolver atitudes positivas de respeito e valorização das diferenças.